sábado, 11 de abril de 2009

Quintybier - O Compromisso alemão

Na Alemanha, existem cerca de 5.000 fabricantes de cerveja. Esses produtores respeitam o “compromisso de pureza” proclamado pelo duque bávaro Guilherme IV em 23 de abril de 1516. O tratado indica que a cerveja só pode ser feita a partir de quatro ingredientes: água, malte (ou por vezes trigo), lúpulo e levedura.
O primeiro ingrediente usado na fabricação da cerveja é o malte da cevada. O amido nele contido é o elemento que dá origem ao álcool e ao anidrido carbônico, constituindo assim a base da cerveja. O segundo ingrediente é o lúpulo, cuja função é dar o aroma e o sabor, mais ou menos amargo, à bebida, além de aumentar sua durabilidade. A água, o corpo da cerveja, deve apresentar boas condições de pureza e mineralização. Por fim, há a levedura, responsável pela fermentação alcoólica da cerveja, transformando os açúcares do mosto em álcool e gás carbônico.
As fases essenciais da fabricação da cerveja são: a maltagem, a preparação do mosto, a fermentação e a maturação. A maltagem consiste no aquecimento e cozimento do malte triturado com água, derivando assim o mosto. Neste é adicionado o lúpulo, seguindo então o cozimento do mosto. Junta-se depois a levedura e inicia-se o processo de fermentação, que pode durar de poucos dias a quase duas semanas. Após estar pronta, a cerveja é então colocada em tinas onde irá maturar por algumas semanas antes de ser filtrada e engarrafada. Assim é a Quintybier ...

Nenhum comentário: